Acompanhar a Família Varela no Brasileiro de Rally Raid em 2025 vem sendo uma aventura digna de cinema: na etapa mais recente, o Rally do Jalapão, os irmãos Rodrigo, Bruno e Gabriel protagonizaram um feito raro, com os três indo ao pódio da última especial no Tocantins. Rodrigo foi o vencedor geral do rally.
O ano tem sido de excelentes resultados para o “clã da poeira”, com vitórias em todas as etapas do campeonato. Agora, os irmãos e o pai, Reinaldo, se preparam para o maior desafio da temporada com a disputa do Rally dos Sertões, que tem início neste sábado (26), em Goiânia, e termina no dia 3 de agosto, em Barra de São Miguel. Bruno, que fez história ao se tornar o mais jovem piloto a vencer entre os UTVs em 2017, relembrou a trajetória da família na tradicional competição:
“Vencer os Sertões é uma conquista incomparável. É muito difícil. Em dez anos disputando, eu só consegui em 2017. O Rodrigo também venceu apenas uma vez, e o Reinaldo lidera com duas vitórias. Eu guardo meu troféu a sete chaves”, brincou ele, que estará ao lado do navegador Ari Fiuza. “Vamos ver se eu consigo trazer mais um ‘caneco’ este ano, estamos trabalhando muito para isso”, completou.
Três mil km pela frente — O Rally dos Sertões de 2025 terá largada em Goiânia no domingo (27). Serão 3.482 km de trajeto, sendo 2.215 km contra o relógio, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas, onde a competição se encerra em sua oitava especial, com final em Barra de São Miguel.
Na última semana, a Varela Can-Am Monster Energy fez seus últimos testes com os UTVs Maverick R de cada dupla. Gabriel Varela, que estará ao lado do navegador Michael Masson, acelerou no shakedown e comentou a preparação do time, que disputa pela 25ª vez o Sertões e soma quatro títulos no maior rally do país.
“Fizemos alguns ajustes finais, mas esses são os carros com os quais estamos andando ao longo de toda a temporada e que estão apresentando um ritmo muito bom”, resumiu. “A meta é manter um ritmo forte de Goiânia até Alagoas. A equipe fez um trabalho incrível na fase de preparação pré-Sertões. Agora chegou a hora de colocar o equipamento e nossa força mental e física à prova.”
Bruno e Ari vão conduzir o #103 na classe UTV Ultimate, mesma classe que será disputada por Rodrigo e seu navegador, Mateus Mazzei, que estarão no #102. Já Gabriel vai pilotar o #155 ao lado de Michael Masson, na UTV 1, enquanto Reinaldo e Túlio Taniguchi aceleram o #372 pela Challenger. Confira a programação completa:
Rally dos Sertões 2025
Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total_
Prólogo e Super Prime / 26 de julho / Senador Canedo e Goiânia
Etapa 01 / 27 de julho / Goiânia (GO) até Unaí (MG) / 283km / 536km
Etapa 02 / 28 de julho / Unaí (MG) até Januária (MG) / 301km / 416km
Etapa 03 / 29 de julho / Januária (MG) até Bom Jesus da Lapa (BA) / 290km / 434km
Etapa 04 / 30 de julho / Bom Jesus da Lapa (BA) até Xique-Xique (BA) / 276km / 478km
Etapa 05 (maratona) / 31 de julho / Xique-Xique (BA) até Petrolina (PE) / 296km / 470km
Etapa 06 / 1º de agosto / Petrolina (PE) até Delmiro Gouveia (AL) / 280km / 415km
Etapa 07 / 2 de agosto / Delmiro Gouveia (AL) até Marechal Deodoro (AL) / 235km / 419km
Etapa 08 / 3 de agosto / Marechal Deodoro (AL) até Barra de São Miguel (AL) / 254km / 314km
Texto
Ana Oliveira
Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163
Piloto contou com peça emprestada do irmão para seguir forte na disputa entre os UTVs e reduzir a diferença no acumulado
Rodrigo, Gabriel e Reinaldo mantêm bons resultados e seguem entre os líderes; Bruno se recupera e é terceiro na especial
Disputa entre Minas e Bahia foi acirrada, com 44s de diferença para os segundos colocados
Bruno e Ari Fiuza conquistam o segundo lugar entre os UTVs, enquanto Rodrigo, Gabriel e Reinaldo também se destacam no trecho entre Unaí e Januária