Capa

Com ajuda da família, Rodrigo Varela supera problemas e encosta nos líderes do Sertões

01.08.2025  |    388 visualizações

Piloto contou com peça emprestada do irmão para seguir forte na disputa entre os UTVs e reduzir a diferença no acumulado

A sexta especial do Rally dos Sertões, que saiu de Petrolina (PE) rumo a Delmiro Gouveia (AL), marcou um ponto de virada para Rodrigo Varela nesta sexta-feira (1º). O piloto e o navegador Matheus Mazzei, que vêm cumprindo um cronograma forte e consistente, conseguiram se aproximar da liderança do acumulado geral entre os UTVs.

Até o dia anterior, a dupla da Varela Can-Am Monster Energy estava mais de 15 minutos atrás dos líderes, Zé Hélio e Ramon Sacilotti, da HPS. Isso porque, ainda no primeiro dia de competição, Rodrigo enfrentou problemas que o fizeram perder tempo. Mas o ritmo forte apresentado por ele e Mazzei deu resultado. No trajeto de 280 km contra o relógio da sexta etapa, a dupla marcou 3h09min54s21, ficando a apenas 33 segundos dos vencedores, Fabio Pirondi e Enio Bozzano, da Lifesil/MRP Performance.

O resultado teve uma “mãozinha” do irmão, Bruno Varela, e do navegador Ari Fiuza. A homocinética do carro de Rodrigo quebrou, e Bruno — que está fora da disputa geral do rally — ajudou com a sua peça reserva. As duplas tiveram cerca de 10 minutos para arrumar o carro, em um esforço conjunto da Família da Poeira que resultou em uma recuperação no acumulado: Rodrigo reduziu a diferença de 15 para apenas 4min54s e segue na briga pelo título.

O dia também foi favorável para Gabriel Varela e Michael Masson. A dupla, que lidera a classe UT1, completou o percurso em 3h14min11s23, terminando em sétimo lugar. Eles ocupam a sexta colocação no acumulado entre os UTVs. “Começamos a especial muito rápidos, mas chegamos a um trecho cheio de pedras e optamos por uma abordagem mais conservadora, já que temos boa margem para isso. Deu tudo certo, vamos para mais dois dias!”, declarou a dupla.

Reinaldo Varela enfrentou problemas com vazamento de água na terceira parcial da especial e precisou parar o carro para resolver a situação junto com o navegador Túlio Taniguchi. Eles conseguiram completar a etapa em 4h31min01s.

Neste sábado, o Rally dos Sertões deixa Delmiro Gouveia e segue para Marechal Deodoro, em Alagoas. O percurso da especial terá 235 km e marca o penúltimo dia de competição. No domingo, o rally segue até Barra de São Miguel, onde serão coroados os vencedores.

Rally dos Sertões 2025
Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total
Etapa 07 / 2 de agosto / Delmiro Gouveia (AL) até Marechal Deodoro (AL) / 235km / 419km
Etapa 08 / 3 de agosto / Marechal Deodoro (AL) até Barra de São Miguel (AL) / 254km / 314km

Texto
Ana Oliveira

Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
31.07.2025

Rodrigo, Gabriel e Reinaldo mantêm bons resultados e seguem entre os líderes; Bruno se recupera e é terceiro na especial

30.07.2025

Disputa entre Minas e Bahia foi acirrada, com 44s de diferença para os segundos colocados

28.07.2025

Bruno e Ari Fiuza conquistam o segundo lugar entre os UTVs, enquanto Rodrigo, Gabriel e Reinaldo também se destacam no trecho entre Unaí e Januária

27.07.2025

Primeiro dia de rally teve especial longa e que trouxe altos e baixos para a Família da Poeira