Capa

Ritmo forte e recuperação marcam abertura da etapa maratona para Família Varela no Sertões

31.07.2025  |    761 visualizações

Rodrigo, Gabriel e Reinaldo mantêm bons resultados e seguem entre os líderes; Bruno se recupera e é terceiro na especial

A quarta especial do Rally dos Sertões nesta quarta-feira (30), abriu a fase “maratona” em que os competidores são responsáveis pelo consertos de seus carros, sem ajuda da equipe, criando um verdadeiro clima de tensão. O clã Varela, já mais que acostumado a guiar nesse tipo de desafio, tirou de letra e ocupou o top-5 dos UTVs no dia, marcado por 276 km de longos trechos de trial e pedras, além de caminhos estreitos entre Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, ambas na Bahia.

Rodrigo Varela, vencedor da especial de ontem ao lado do navegador Matheus Mazzei, ficou muito próximo de sua segunda vitória. Ele completou o trajeto em 5h06min39s01, apenas 02s58 atrás dos vencedores Deni Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing. O resultado ajudou o piloto da Varela Can-Am Monster Energy a se manter na segunda posição no acumulado do rally, 15 minutos atrás dos líderes, Zé Hélio e Ramon Sacilotti, da HPS.

O dia também rendeu uma grata surpresa para Bruno Varela e Ari Fiuza. No dia anterior, a dupla viu o rally escapar de suas mãos após uma quebra pouco antes do fim da especial. Os competidores e a equipe trabalharam ao longo de toda a noite para consertar o problema e o resultado veio: eles terminaram em terceiro lugar na primeira “perna” da maratona, apenas dez segundos atrás dos líderes.

“Ontem infelizmente uma quebra tirou nossas chances no Sertões. Demoramos para conseguir tirar o carro do ponto onde quebrou. É uma pena, pois vínhamos em um bom ritmo, muito forte. Tanto é que, mesmo depois de passar um bom tempo consertando o carro, deu tudo certo e conseguimos o terceiro tempo hoje, em ritmo de vitória, praticamente. A meta agora é continuar até o final para somar pontos importantes para o Campeonato Brasileiro”, comentou Bruno.

Fechando a disputa, Gabriel Varela e Michael Masson mantiveram o bom ritmo e se colocaram na quinta colocação geral da especial, com 5h08min01s. O resultado os levou ao quarto lugar entre os UTVs no acumulado de quatro dias, com 18h17min17s65. Diferente de Rodrigo e Bruno, que estão na classe Ultimate, eles disputam na classe UT1 e se encontram na ponta da tabela.

Por último, Reinaldo Varela e Túlio Taniguchi, que estão correndo pelo regulamento de Carros na classe Challenger, finalizaram o dia com o quarto tempo, 5h29min57s80, pouco mais de três minutos atrás dos líderes Gualter Barros e Pedro Re, da Gugelmin Racing. O resultado manteve a liderança de Reinaldo na classe e também trouxe um importante feito: agora, ele é o oitavo colocado no top-10 da categoria Carros, junto à modelos mais robustos que o UTV, como as caminhonetes.

A etapa cinco será a segunda ‘perna’ da maratona, com os pilotos e navegadores sendo os únicos que podem tocar em seus carros durante apenas 1h30min. A especial terá 296 km e sairá de Xique-Xique (BA) rumo à Petrolina (PE), que será a última para antes do rally chegar ao seu último estado, Alagoas, que vai coroar os grandes campeões do Sertões no domingo (3), em Barra de São Miguel.

Rally dos Sertões 2025
Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total
Etapa 05 (maratona) / 31 de julho / Xique-Xique (BA) até Petrolina (PE) / 296km / 470km
Etapa 06 / 1º de agosto / Petrolina (PE) até Delmiro Gouveia (AL) / 280km / 415km
Etapa 07 / 2 de agosto / Delmiro Gouveia (AL) até Marechal Deodoro (AL) / 235km / 419km
Etapa 08 / 3 de agosto / Marechal Deodoro (AL) até Barra de São Miguel (AL) / 254km / 314km

Texto
Ana Oliveira

Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
30.07.2025

Disputa entre Minas e Bahia foi acirrada, com 44s de diferença para os segundos colocados

28.07.2025

Bruno e Ari Fiuza conquistam o segundo lugar entre os UTVs, enquanto Rodrigo, Gabriel e Reinaldo também se destacam no trecho entre Unaí e Januária

27.07.2025

Primeiro dia de rally teve especial longa e que trouxe altos e baixos para a Família da Poeira

27.07.2025

Em três semanas o brasileiro já estará trabalhando no carro que usará no campeonato 2025/2026, que começa em dezembro, em São Paulo