A segunda especial do South African Safari Rally, que está sendo disputado nas savanas da África do Sul, trouxe mudanças no do acumulado geral nesta quarta-feira (21). O brasileiro Lucas Moras e seu navegador, o espanhol Armand Monleon, tiveram uma das performances mais consistentes entre os nomes fortes do Campeonato Mundial de Rally Raid, se colocando no terceiro lugar do rally após finalizarem a etapa de hoje com o sétimo tempo.
O primeiro dia da etapa maratona foi marcado pela predominância das partes de savana, que tomaram 52% do trajeto de 626 km, sendo 357 deles contra o relógio. Com muitos buracos e obstáculos, um dos desafios dos competidores foi preservar os pneus, já que nessa fase do rally não é permitida a troca durante o descanso.
A competição continua indecifrável: a vitória do segundo dia ficou nas mãos da dupla Guy Botterill/Dennis Variawa, que são sul-africanos, assim como os vencedores do dia anterior, Henk Lategan/Brett Cummings. Guy e Dennis finalizaram o percurso em 3h12min36s com outro piloto sul-africano logo atrás: Saood Variawa, que divide o carro com o navegador francês François Cazalet. Eles ficaram apenas 55 segundos atrás. Guillaume de Mevius/Xavier Panseri fecharam o top-3 da etapa com 1min48s de diferença para os líderes.
Um rally imprevisível - Lucas Moraes foi o sétimo colocado na especial que abriu a maratona, 7min13s atrás dos líderes com o carro da Toyota Gazoo Racing. Porém, o resultado foi bom o bastante para catapultar o brasileiro da sexta para a terceira colocação no acumulado geral do rally.
A liderança está nas mãos de Seth Quintero e Dennis Zenz, com 5h49min23s. Ontem, a dupla ocupava a 10ª posição geral. Na vice-liderança está a dupla sul-africana Brian Baragwanath e Leonard Cremer, com 13 segundos de diferença. Depois, Lucas e Armand se colocam em terceiro, 1min31s atrás dos líderes.
O trajeto de amanhã promete ser novamente desafiador, com os pilotos tentando ao máximo evitar punições, que estão sendo as grandes vilãs de nomes fortes como Nasser Al Attiyah, que já foi penalizado duas vezes por perder um ponto de passagem obrigatório.
“Eu pensei que o terreno fosse ser mais parecido com o Brasil, mas é bem diferente, está sendo um desafio, uma prova bem difícil. O segredo da etapa maratona é ser inteligente com os pneus e andar forte. Hoje a noite promete ser fria na savana, então vou tentar descansar para manter o ritmo amanhã”, comentou Moraes.
A organização aponta 246 km contra o relógio e 518 de deslocamento total. Após o fim da maratona, os competidores enfrentam 224 km na sexta-feira e outros 118 km na especial do sábado, que encerra o desafio inédito do Mundial na África do Sul.
Resultados da 2ª especial, de um total de 5, Sun City até Acampamento Maratona, 352 km
1º Guy Botterill (RSA) / Dennis Variawa (RSA) – Toyota Gazoo Racing, 3h12min36s
2º Saood Variawa (RSA) / François Cazalet (FRA) – Toyota Gazoo Racing, +55s
3º Guillaume de Mevius (BEL) / Xavier Panseri (FRA) – X-Raid Mini JCW, +1min48s
4º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, +4min55s
5º Brian Baragwanath (RSA) / Leonard Cremer (RSA) – Century Racing, +5min33s
7º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +7min13s
Top-5 geral após a segunda especial
1º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, 5h49min23s
2º Brian Baragwanath (RSA) / Leonard Cremer (RSA) – Century Racing, +13s
3º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +1min31s
4º Gareth Woolridge (RSA) / Boyd Dreyer (RSA) – Neil Woolridge Motorsport, +1min47s
5º Henk Lategan (RSA) / Brett Cummings (RSA) – Toyota Gazoo Racing, +2min09s
Programação da prova:
3ª especial – 22/05 – Sun City (maratona) – 253 km
4ª especial – 23/05 – Sun City até Sun City – 224 km
5ª especial – 24/05 – Sun City até Sun City – 118 km
Texto: Ana Oliveira
Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163
Brasileiro enfrenta terreno inexplorado da savana em prova marcada por igualdade entre os favoritos; dupla sul-africana vence primeiro dia
Brasileiro segue desenvolvendo o carro do time estreante e terminou no quinto lugar na prova que encerrou rodada dupla do Japão
No ano passado, o competidor teve problemas no primeiro dia. Agora, faturou o rally com direito a dobradinha da Família da Poeira
Por fair play, direção de provas anulou tempo gasto por Rodrigo Varela para socorrer acidentado. Piloto agora é líder geral do Rally Minas Brasil