Esta quarta-feira (9), que marcou o terceiro dia de competição no Rally do Marrocos, quinta e última etapa do Mundial de Rally Raid, foi um dia complicado para o brasileiro Lucas Moraes, que compete ao lado do navegador espanhol Armand Monleon pela equipe oficial Toyota Gazoo Racing.
Após vencer a segunda especial de ontem, Lucas largou na frente do pelotão, uma posição que não é vantajosa para um rally no deserto do Saara. Ao longo das primeiras parciais no trajeto cronometrado de 375 km entre Zagora e Mengoub, o brasileiro se manteve entre os melhores, com um bom ritmo de prova.
Um problema no pedal do acelerador acabou atrapalhando a dupla que, no km 128, acabou tendo que parar o carro para consertar outro pedal, o do freio. “Foi um pouco de falta de sorte, mas o lado bom é que abrimos a prova por mais de 120 km com certa tranquilidade até termos o problema no freio, sem cometer erros. O erro acabou sendo que, em uma das tentativas de arrumar o pedal do acelerador que tinha quebrado, acabamos batendo numa alavanca e isso afetou o freio dianteiro. Não foi nosso dia”, lamentou o piloto.
Mesmo com a intercorrência, Lucas e Monleón conseguiram finalizar a especial, com pouco mais de uma hora de diferença para os vencedores, Sebastien Loeb (França)/Fabian Lurquin (Bélgica). Na classificação geral do rally, liderada por Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger(França), o brasileiro está em 13º.
Após conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões em setembro, Lucas Moraes pode fechar o Campeonato Mundial de Rally Raid como terceiro colocado, um pódio inédito para o Brasil. O piloto paulista está estabilizado na posição com 108 pontos e segue competindo no Marrocos até sexta-feira, com o apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley e Zapalla, além da marca brasileira de pneus SpeedMax, que patrocina a equipe Toyota.
Programação da prova:
4ª especial – 10/10 – Mengoub até Mengoub – 373 km
5ª especial – 11/10 – Mengoub até Mengoub – 374 km
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025
Satisfeito com seu ano de estreia, brasileiro da equipe McLaren diz que espera retornar ao Mundial de Endurance em 2025