Capa

Nicolas Costa lidera as 6 Horas de Fuji, mas estratégia tira McLaren do pódio

15.09.2024  |    934 visualizações

Brasileiro teve bom desempenho e tomou a liderança na segunda metade da prova

O final das 6 Horas de Fuji, prova realizada neste domingo (15) no Japão, não foi o projetado pelo brasileiro Nicolas Costa e a equipe United Autorsports. A tripulação do McLaren 720s EVO #59 finalizou no sétimo lugar na classe LMGT3 após liderar mais da metade da prova, que corresponde à sétima e penúltima etapa da temporada do Mundial de Endurance.
A tripulação, formada também pelo britânico James Cottingham e pelo suíço Grégoire Saucy, largou na quinta colocação, com Cottingham no comando da primeira hora de prova. O britânico deixou o carro na terceira colocação, mostrando um desempenho promissor ao se defender bem em meio ao agrupamento de carros, reforçado pelo acionamento do safety car.

Na briga pela vitória - Foi nas mãos de Nicolas Costa que a McLaren conseguiu sonhar com a primeira vitória na temporada. O carioca assumiu o volante na segunda hora de prova e imprimiu um ritmo muito forte.
Logo após a saída do segundo safety car da prova, o brasileiro aproveitou a proximidade do grid para fazer ultrapassagens importantes, deixando o Lamborghini Huracán #85 da Iron Dames e o Corvette Z06 #81 da TF Sport para trás. A partir daí, a McLaren passou a dominar a prova, tomando a liderança da classe.
O cenário só viria a mudar na última hora de corrida, quando o desgaste dos pneus fez os três primeiros colocados da LMGT3 ficarem muito próximos. A disputa de Nicolas e seus companheiros agora era com o Porsche 911 #92 da Manthey Racing e a Ferrari 296 #54 da AF Corse. Com os tempos de volta cada vez mais próximos, ficou claro que a estratégia de cada um seria decisiva para a vitória.
Porsche e Ferrari optaram por fazer sua última parada primeiro, sem trocar seus pilotos. Já a United esperou mais e optou por fazer o último stint com o suíço Gregoire Saucy. Para a infelicidade da equipe, não foi possível manter o ritmo anterior e o McLaren #59 acabou saindo da liderança para o sétimo lugar. A vitória da classe ficou com a Ferrari #54, guiada por Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon, enquanto a vitória geral ficou com o Hypercar #5 da Porsche Penske e a tripulação formada por Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor.
Para o brasileiro, ficou o aprendizado e a demonstração, novamente, de que a equipe está no caminho do primeiro pódio e vitória. A próxima chance é justamente na última etapa, as 8 Horas do Bahrein. A rodada será realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro.

Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163

 

Leia também...
19.11.2024

Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar

07.11.2024

A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi

05.11.2024

Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025

04.11.2024

Satisfeito com seu ano de estreia, brasileiro da equipe McLaren diz que espera retornar ao Mundial de Endurance em 2025