Nesta terça-feira (04/06), Lucas Moraes garantiu mais um bom resultado no Desafio Ruta 40, quarta e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rally Raid. Ao lado do navegador espanhol Armand Monléon, o piloto do carro da equipe oficial Toyota Gazoo Racing finalizou a segunda das cinco especiais na Argentina em primeiro lugar.
O brasileiro vem de um primeiro dia positivo, com um terceiro lugar na primeira especial, garantido após largar na última posição. Para o segundo dia, o bicampeão do Rally dos Sertões e destaques no Dakar em 2023 e 2024, esperava uma prova mais rápida e ainda mais competitiva.
“Na primeira especial, tivemos que achar um jeito de ultrapassar lado a lado com o desafio de largar atrás do pelotão. Para a segunda especial, a pista é mais rápida e nós começamos em terceiro, então as condições são boas para continuar com os bons resultados”, disse o piloto, que disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã.
Confirmando as previsões - Seguindo competitivo, Moraes e Armand começaram o segundo dia de rally se mantendo em terceiro e alcançando a vice-liderança da especial antes de completarem 100 dos 423 km cronometrados. O traçado de Córdoba até San Juan combinava cascalho, areia, e até mesmo asfalto em alguns pontos.
Na reta final, Moraes cruzou a linha de chegada em terceiro, mas punições alteraram a classificação e, com 4h08min14s, o brasileiro venceu a segunda especial da etapa argentina com diferença de 57 segundos para Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, dupla da Toyota Overdrive que venceu na segunda-feira e segue líder no acumulado de tempos.
O resultado deixou Lucas e Armand em terceiro na classificação da etapa, com 8h10min05s, uma distância de 4min54s para Rajhi e Gottschalk. O segundo lugar está nas mãos de Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger, que estão a 1min36s à frente de Moraes.
A terceira etapa do Desafio Ruta 40 compreende um trajeto de 341 km dentro de San Juan. O rally segue sua programação até sexta-feira (07/06), quando retorna à Córdova.
Top-5 da 2ª especial, de um total de 5, Córdova até San Juan, 423 km
1º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, 4h08min14s
2º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Toyota Overdrive + 57s
3º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +1min56s
4º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, +5min44s
5º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) - X-Raid Mini JCW Team, +6min08s
Top-5 geral após a 2ª especial
1º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Toyota Overdrive - 8h05min11s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +3min19s
3º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +4min54s
4º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) - X-Raid Mini JCW Team, +18min43s
5º Cristian Baumgart Stroczynski (BRA) / Gustavo Gugelmin (BRA) - X Rally Team Motorsport, +20min37s
Programação da prova:
3ª especial – 05/06 – San Juan até San Juan – 341 km
4ª especial – 06/06 – San Juan até Rioja – 412 km
5ª especial – 07/06 – La Rioja até Córdova – 218 km
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Em busca do título sul-americano de Rally Raid, o piloto teve dois dias difíceis na Argentina, mas conseguiu a recuperação
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025