O Campeonato Mundial de Fórmula E está de volta ao seu país de estreia, a China, após quatro temporadas. Neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de maio, Lucas Di Grassi estará guiando o carro da ABT Cupra pelo circuito de Xangai, cidade que recebe a categoria pela primeira vez.
O histórico de Lucas na China se entrelaça com a história da Fórmula E. Em setembro de 2014, o campeonato fez sua grande corrida de estreia na capital Pequim. A prova teve justamente o brasileiro como vencedor, sendo o pontapé inicial para uma carreira de sucesso do paulistano dentro da categoria.
Ao longo de 10 temporadas, Lucas esteve na China por mais quatro oportunidades além da corrida de estreia: três provas na ilha de Hong Kong e uma em Sanya em 2019, que marcou a última corrida antes do hiato de quatro anos. Dessa vez, o palco será Xangai, a maior cidade chinesa.
Provas devem ser agitadas — Em Xangai, a Fórmula E vai utilizar uma versão reduzida do traçado utilizado pela Fórmula 1, deixando de fora uma reta de 1,2 km no setor final. Serão 29 voltas no sábado e 28 no domingo. Lucas considera que as provas devem agradar o público no quesito ultrapassagens.
“Conquistei minha primeira vitória na Fórmula E na China há dez anos, na estreia do campeonato. Para mim, o circuito urbano de Pequim ainda é uma das melhores pistas que já tivemos, mas agora vamos ao circuito permanente de Xangai, onde já corri na Fórmula 1 e no WEC. É uma pista muito desafiadora e técnica, e os fãs podem esperar pelas corridas malucas, com centenas de ultrapassagens.”
A programação da Fórmula E em Xangai se inicia na sexta-feira, com treinos livres e classificação. No sábado, acontece a corrida 1, com largada às 04h00. O terceiro treino livre e a classificação para a corrida 2 serão na noite de sábado. Já a corrida 2 é no domingo, também às 04h00. Confira os horários:
Programação e-Prix de Xangai
Sexta-feira, 24/05
06h00 - Treinos Livres
21h00 - Treinos Livres
23h20 – Classificatório para o grid da corrida 1
Sábado, 25/05
04h00 – corrida 1
21h00 – Treinos Livres
23h20 – Classificatório para o grid da corrida 2
Domingo 26/05
04h00 – corrida 2
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Em busca do título sul-americano de Rally Raid, o piloto teve dois dias difíceis na Argentina, mas conseguiu a recuperação
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025