Nicolas Costa finalizou as 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), neste sábado (11/05), com o quinto lugar da classe LMGT3. O resultado na Bélgica foi o melhor do McLaren 720S GT3 EVO #59 da United Autosports na temporada. O modelo também foi guiado pelo britânico James Cottingham e o suíço Gregóire Saucy, na temporada. O trio chegou a liderar boa parte da corrida, apesar da perda de rendimento do carro em alguns momentos da competição.
A largada da prova foi um sinal de que a tripulação do carro #59 teria boas chances na tradicional pista belga. James Cottingham conseguiu pular da quarta colocação para a vice-liderança, conseguindo manter o carro entre os três primeiros durante todo o seu stint, que durou pouco mais de duas horas.
Nicolas assumiu o volante logo após o britânico. Focado em manter o ritmo estabelecido pelo companheiro, o carioca não mediu esforços para se colocar na liderança dos GT3, durante boa parte do seu stint, fazendo boas ultrapassagens em cima da Lamborghini #85 da Iron Dames.
Com menos de três horas para o final, a bandeira vermelha foi acionada após uma batida entre o hypercar #2 da Cadillac e o GT3 #31 da BMW, que causou danos às barreiras de proteção do circuito. Com quase uma hora de pausa, a direção de prova optou por prorrogar a corrida em mais de 1h40min.
Briga pelo pódio - Gregóire Saucy assumiu o comando na relargada, conseguindo manter o trabalho feito pelos companheiros de equipe. Novamente, o McLaren #59 liderou boa parte das voltas e chegou a brigar pelo pódio, mas precisou parar já nos minutos finais, retornando em quinto lugar. A vitória entre os GT3 ficou com o Porsche #91 da Manthey EMA, tripulado por Yasser Shahin, Morris Schruring e Richard Lietz. Já o hypercar #12 da Hertz Team Jota, guiado por Callum Ilott e Will Stevens venceu na geral.
“Chegamos muito perto do pódio e até mesmo da vitória, então ficou aquela sensação do ‘quase’. Mas essa era a meta da equipe. Tínhamos certeza de que nosso carro estava pronto para brigar pelas melhores posições e isso se confirmou. Foi muito bom liderar a prova, com certeza reforçou a sensação de que nosso trabalho está dando resultados e que podemos sonhar com uma vitória neste ano de estreia do carro e meu também neste campeonato, que é muito difícil”, declarou Nicolas, que conta com o apoio da PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil.
Com o resultado, Nicolas soma os primeiros pontos no campeonato. A próxima etapa do FIA WEC é a lendária prova das 24 Horas de Le Mans, na França, que acontece entre os dias 15 e 16 de junho.
Top-5 das 6 Horas de Spa-Francorchamps:
1º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 130 voltas em 5h58min41s599
2º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, +1s298
3º - Claudio Schiavoni (ITA) / Matteo Cressoni (ITA) / Franck Perera (FRA) - Lamborghini Huracán LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, + 9s863
4º - Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, +27s064
5º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, +31s337
Informações relativas ao WEC
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Em busca do título sul-americano de Rally Raid, o piloto teve dois dias difíceis na Argentina, mas conseguiu a recuperação
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025