Nesta sexta-feira (29) a equipe alemã ABT Cupra anunciou Lucas Di Grassi como um dos pilotos para a temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, que se iniciará em janeiro do ano que vem, retomando a parceria de sucesso que resultou no título de 2017.
Lucas Di Grassi foi piloto da ABT durante os primeiros anos da categoria, nos quais ambos obtiveram conquistas importantes, além de campeão em 2017, Lucas foi também duas vezes vice-campeão (2016 e 2018) e terceiro colocado (2015 e 2019), além de registrar 11 vitórias com o time alemão. Por seu lado, a ABT foi campeão entre as equipes em 2018.
Além dos títulos acima, o currículo do brasileiro na Fórmula E deixa poucas questões em aberto: Lucas ganhou o maior número de troféus entre todos os pilotos da história da categoria (40), registrou o maior número de vitórias (13) e a maior quantidade de voltas mais rápidas (12). Di Grassi é um dos únicos dois pilotos que subiu ao pódio pelo menos uma vez em cada temporada.
Após o final da sétima temporada, a ABT se retirou da Fórmula E devido a saída da Audi, sua parceira técnica desde o início da categoria. Com isso, Lucas Di Grassi foi para a Venturi, e na temporada 2023 correu pela Mahindra Racing.
Boas lembranças – “É ótimo estar de volta à ABT. Não só ganhei dois títulos com esta equipe, de pilotos e de equipes, mas também guardo muitas boas lembranças de todas as pessoas que trabalham lá com tanta paixão. Eu não poderia estar mais animado para voltar depois de dois anos e estou realmente ansioso para trabalharmos juntos novamente. Daremos tudo para recuperar, passo a passo, os resultados que todos na equipe merecem”, declarou Lucas Di Grassi.
Para a 10ª temporada, além de Lucas Di Grassi, a ABT Cupra terá o piloto suíço Nico Müller, que disputou o último campeonato pela equipe alemã ao lado do holandês Robin Frijns, agora, piloto da Envision Racing.
“Estamos felizes por termos trazido Lucas de volta à ABT – ele foi e é um bom amigo de toda a nossa equipe e é um dos grandes nomes da Fórmula E”, disse Hans-Jürgen Abt, CEO do Grupo ABT. Há dez anos, a ABT foi a primeira equipe alemã a ingressar no campeonato e voltou como equipe privada em 2023, após a pausa de um ano.
“Sabemos do grande desafio de lutar contra a concorrência internacional, como uma pequena equipe”, afirma Thomas Biermaier, CEO e Diretor de Equipe da ABT. “É por isso que a experiência, o conhecimento técnico e a paixão total pelo projeto conjunto contam ainda mais para nós – com Lucas, temos a bordo o homem perfeito para o futuro.”
O powertrain da ABT Cupra é fornecido e também utilizado pela Mahindra, equipe pela qual Di Grassi disputou o último Mundial e conquistou 31 pontos. Apesar do desempenho abaixo do esperado do GEN3 da equipe indiana, Lucas conquistou uma pole position e um terceiro lugar na etapa de abertura da temporada, na Cidade do México.
Na ABT Cupra, Lucas terá a chance de ajudar a equipe alemã a tentar tirar o máximo do powertrain da Mahindra, principalmente por conta do trabalho que realizou no time de fábrica na temporada passada.
O primeiro teste de Lucas Di Grassi pela ABT Cupra já tem data e local definidos: os testes de pré-temporada da Fórmula E que serão realizados entre os dias 23 e 26 de outubro no Circuito Ricardo Tormo em Valência, na Espanha. A 10ª temporada do campeonato mundial terá início em janeiro de 2024, na Cidade do México.
Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163
Em busca do título sul-americano de Rally Raid, o piloto teve dois dias difíceis na Argentina, mas conseguiu a recuperação
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025