Capa

Sertões: no dia com mais baixas, Varela/Palmeiro administram vantagem e se mantêm na liderança

18.08.2021  |    208 visualizações

A especial desta quarta-feira teve o maior índice de abandonos desde o início da competição

As longas distâncias percorridas pelo Rally dos Sertões já começam a pesar entre os mais de 90 inscritos da categoria UTV, com o índice de baixas aumentando à medida em que a prova avança no sertão nordestino. Nesta quarta-feira, quinto dia de corrida, quinze competidores não completaram a especial, maior número desde o início da competição, resultado do alto nível técnico do trajeto e também da fadiga de veículos e tripulações.
“Esta edição está exigindo muita concentração, pois a planilha é bastante técnica e também há muitos obstáculos que têm danificado os carros de quem comete algum vacilo”, comentou o piloto líder da categoria UTV, Rodrigo Varela, que conta com a navegação de Filipe Palmeiro pela equipe Monster Energy Can-Am.
Nos cinco dias de prova, os competidores disputaram 1.346km de especiais (trechos cronometrados em alta velocidade), ou uma média de 270km por dia. Com o ritmo acelerado e as incertezas do trajeto inédito, a pressão aumenta a cada dia, e os erros começam a ser mais constantes. “Hoje nós novamente administramos o nosso ritmo para evitar problemas como quebras ou algum acidente, que têm sido relativamente constante todos os dias desta edição”, resumiu Rodrigo Varela, que terminou a especial de hoje na quinta posição.
“Mesmo assim, os riscos estão sempre presentes e nós sabemos que cada dia é uma nova aventura. No Sertões você precisa combinar prudência e velocidade. Mas também é preciso ter sorte. Não existe campeão do Sertões sem uma boa dose dela”, completou o piloto da equipe Monster Energy Can-Am.
A vitória na especial desta quarta-feira ficou com a dupla Otávio Leite/Vladimir Grunenberg, 4h40min48s. A dupla formada pelo tricampeão mundial Reinaldo Varela e o navegador Gunnar Dums chegou no sexto lugar. Amanhã, quinta-feira, as duplas enfrentarão mais 310km de especiais entre Xique Xique (BA) e Petrolina (PE). A equipe Monster Energy Can-Am conta com patrocínio de Norton, Divino Fogão, Arisun Pneus, Motul e Blindarte, além do apoio de Auto Service e Tecmin. Confira os cinco melhores do dia e na classificação geral:

Classificação geral UTVs após cinco dias
1- Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro, 20h14min11s
2- Denísio Casarini/Ivo Mayer, a 1min10s
3- André Hort/Matheus Mazzei, a 11min45s
4- L Luppi/M Justo, a 15min49s
5- J Monteiro/V Melo, a 17min20

Classificação da 5ª especial, nesta quarta-feira
1- Otávio Leite/Vladimir Grunenberg, 4h40min48s
2- Alexandre Miguel/Fausto Mota, a 19s
3- Denísio Casarini/Ivo Mayer, a 21s
4- Denísio Nascimento/Idali Bosse, a 1min00s
5- Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro, a 1min34s


Contatos

Rodolpho Siqueira
(011) 9 5472 0163

Leia também...
16.01.2025

Campeão foi o saudita Yazeed Al Rajhi, em sua 11ª tentativa de conquistar a maratona mais difícil do mundo

15.01.2025

Brasileiro chegou a apenas 18 segundos do vencedor na 10ª etapa. Faltam dois dias para o encerramento

12.01.2025

Piloto repete feito do ano passado, quando tornou-se o primeiro competidor do país a conquistar uma especial no mais difícil rally do mundo

11.01.2025

No dia mais difícil para os brasileiros, navegador Cadu Sachs chega em 7º na categoria Challenger e mantém vice-liderança naquele grupo