O sábado (30/11) marcou a abertura das especiais do Baja Internacional de Dubai, rally que ocorre neste fim de semana no emirado e serve como teste pré-Dakar para Lucas Moraes. Mesmo competindo em uma categoria experimental, o piloto brasileiro da Toyota Gazoo Racing, equipe oficial da montadora japonesa, conquistou a vitória já no primeiro dia de competição.
Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, Lucas já havia dominado o prólogo realizado no dia anterior. Com a vantagem, a dupla optou por largar da 11ª colocação na primeira etapa. A equipe participa da prova para realizar testes com o novo Toyota GR DKR Hilux EVO, que será utilizado na temporada 2025.
Levando ao limite - O trajeto de 190 km no deserto de Al Qudra foi percorrido no sentido anti-horário. O terreno desafiador, com diversas dunas, colocou o desempenho do veículo à prova, e o resultado foi mais que satisfatório: Lucas e Armand venceram a especial completando a especial em 3h03min20s.
O tempo da dupla foi 6min05s mais rápido que o de Nasser Al-Attiyah, atual campeão do Mundial de Rally Raid, que terminou em segundo lugar, ao lado do navegador espanhol Pablo Moreno. Já os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro garantiram o terceiro lugar, com uma diferença de 8min31s.
“É sempre uma prova difícil, devido ao terreno totalmente coberto por dunas. Elas são pequenas na maior parte do tempo, o que exige muito do carro, com constantes subidas e descidas. Mas é um ótimo treino para o Dakar, estamos tendo bons resultados até aqui e está sendo muito positivo”, comentou Lucas, que, após conquistar seu primeiro pódio e sua primeira vitória em especiais não últimas duas edições do Dakar, busca agora a vitória no maior rally do mundo.
Neste domingo, o Rally Baja Dubai realiza sua segunda e última especial, com o mesmo percurso de hoje, porém no sentido horário. Lucas Moraes conta com o apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley e Zapalla, além da marca brasileira de pneus SpeedMax.
Baja Dubai 2024
Etapa 1, top-5
1º - Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) - Toyota Gazoo Racing, 3h03min20s
2º - Nasser Al-Attiyah (CAT) / Pablo Moreno (ESP) - Nasser Racing, +6min05s
3º - João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) - X-Raid Mini JCW Team, +8min31s
4º - Denis Krotov (KGZ) / Konstantin Zhiltsov (RUS) - X-Raid Mini JCW Team, +10min11s
5º - Ronan Chabot (FRA) / Gilles Pillot (FRA) - Overdrive Racing, +10min13s
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
"É uma honra estar aqui, ao lado do Kaíque", destacou o piloto, referindo-se ao navegador com o qual venceu o Rally dos Sertões em 2019, 2022 e 2024
Lucas Moraes ficou em segundo por apenas 2min28s na vitória de Nasser Al-Attiyah, maior especialista do mundo em rallies no deserto
Brasileiro é o único piloto que ficou entre os três primeiros em todos os dias da competição e ocupa a vice-liderança faltando 167km para o encerramento, nesta quinta-feira
Com problema nos pneus logo no início, brasileiro caiu para 23º e chegou em 3º, mantendo-se na vice-liderança da classificação geral. Prova do Mundial de Rally teve 3º vencedor e 3º líder da pontuação em 3 dias de competição