O brasileiro Lucas Moraes está totalmente comprometido na fase de preparação para o Rally Dakar 2025, o maior desafio do mundo, que será disputado entre três e 17 de janeiro, na Arábia Saudita. O piloto, que nesta semana teve seu contrato renovado com a Toyota Gazoo Racing (TGR), equipe de fábrica da gigante japonesa, participa a partir desta sexta-feira (29/11) do Baja Internacional de Dubai, uma das competições mais tradicionais do cenário off-road.
A edição 2025 do Baja Dubai vai contar pela primeira vez com quatro dias de atividades, sempre nas areias do deserto Al Qudra, começando por um prólogo na região de Hatta, já na próxima sexta-feira. Lucas estará ao lado do espanhol Armand Monleon, que foi seu navegador no Campeonato Mundial de Rally Raid de 2024. Moraes foi o terceiro colocado na tabela geral de pontos, um feito inédito para o Brasil.
Retrospecto positivo e testes - O Baja Dubai é a oportunidade perfeita para os últimos ajustes não apenas do novo modelo GR DKR Hilux EVO que será utilizado no Dakar, mas também entre piloto, navegador e equipe. Lucas, que fez sua estreia na histórica corrida em 2022 já com uma vitória em especial, vai usar o evento para ganhar mais experiência na pilotagem neste tipo de deserto, onde existem dunas com mais de 200 metros de altura.
Como a participação da equipe visa apenas realizar os testes finais antes do Dakar, os resultados do brasileiro não serão contabilizados na classificação oficial da prova deste fim de semana, que inclusive é a final da Copa Mundial de Baja da FIA.
“No Brasil não existem dunas tão altas ou deserto com as características físicas que vamos encontrar no Dakar. Então, especialmente para mim, estes testes são muito importantes. No Dakar, cada pequeno aprendizado conta”, resumiu o brasileiro. “Falta pouco mais de um mês para o Dakar e manter o ritmo, verificar se está tudo “nos conformes” é essencial. Correr em Dubai é a oportunidade perfeita para isso. O objetivo é aproveitar ao máximo essa oportunidade para alinhar o que for necessário com a equipe e continuar em busca da vitória em janeiro”, comentou o piloto.
O brasileiro, que conta com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley e Zapalla, além da marca brasileira de pneus SpeedMax, fica até o dia 1º em Dubai, quando a etapa será finalizada após dois dias de competição no deserto de Al Qudra. O compromisso seguinte é a edição 2025 do Rally Dakar.
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Problemas na suspensão fizeram brasileiro finalizar a prova antes do previsto. Mas "teste para o Dakar" foi considerado positivo
Depois de ter sido o mais rápido no prólogo, brasileiro superou novamente Nasser Al-Attiyah do deserto de Al Qudra
Lucas Moraes disputa prova como preparação para o maior rally do mundo, que será disputado em janeiro, na Arábia Saudita
Brasileiro segue como grande aposta da fábrica após sua forte contribuição na conquista do título de Construtores em 2024