Nesta terça-feira (08/10), Lucas Moraes foi o principal nome da segunda especial do Rally do Marrocos, quinta e última etapa do Mundial de Rally Raid, em um grid repleto de estrelas do esporte. O piloto da equipe oficial da Toyota Gazoo Racing conquistou a vitória junto ao navegador espanhol Armand Monleon, mantendo-se na disputa por uma posição no top-3 do Mundial, feito inédito para o Brasil.
A etapa marroquina, que teve início no domingo, sofreu alterações no cronograma devido a uma forte tempestade que afetou o trajeto entre Marraquexe, sede do prólogo, e Zagora, onde três das cinco especiais da semana têm início. Muitos competidores enfrentaram problemas no deslocamento e, por questões de segurança, a organização também modificou o percurso da primeira especial, realizada na segunda-feira.
Ontem, Lucas e Armand enfrentaram um desafiador trajeto de 180 km contra o relógio, repleto de pedras. Para preservar o equipamento, o brasileiro adotou um ritmo cauteloso e finalizou a etapa na sétima colocação, ciente de que precisaria ser mais veloz no dia seguinte.
Quinta vitória no ano – No segundo dia no deserto do Saara, a corrida apresentou 267 km de especiais (trechos cronometrados), com um percurso marcado por longas retas e pedras. Lucas e Armand largaram em oitavo na classificação geral, aproveitando ao máximo as oportunidades em que era possível acelerar forte.
A velocidade voltou a favorecer a dupla, que se manteve entre as cinco melhores em cada parcial. A situação melhorou na reta final: Lucas finalizou a quarta parcial com o melhor tempo e manteve o ritmo até o fim da especial, registrando 3h04min57s e superando a dupla líder no tempo acumulado da prova, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger, por apenas 13 segundos após 267 km de trechos cronometrados. A terceira posição ficou com Sebastien Loeb/Fabian Lurquin, outra dupla de ponta do cenário internacional, com 1min53s a mais.
"Perdemos o freio faltando exatos 60km. Fomos torcendo para que a vantagem que tínhamos fosse o suficiente e deu tudo certo, ainda bem que era uma parte mais plana e com retas longas. Amanhã tem mais!", disse Lucas.
O resultado marca a quinta vitória do brasileiro em especiais na temporada e colocou Lucas e Armand no top-3 da etapa. Eles estão 11min18s atrás da dupla Al-Attiyah/Boulanger, que lidera a competição com 5h15min19s. A atual dupla vice-líder do Rally do Marrocos é Guillaume de Mevius/Mathieu Baumel, que somam 5h23min41s.
Amanhã, o pelotão deixará a cidade de Zagora em direção a Mengoub, na especial mais longa da etapa, com 325 km cronometrados e 676 de deslocamento (trecho não cronometrado). Lucas Moraes, que luta pela vice-liderança do Mundial de Rally Raid, conta com o apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley e Zapalla, além da marca brasileira de pneus SpeedMax, que patrocina a equipe Toyota. O Rally do Marrocos se encerrará na sexta-feira (11/10).
Top-5 da 2ª especial, de um total de 5, Zagora até Zagora, 267 km
1º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, 3h04min57s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Dacia Sandriders, +13s
3º Sebastien Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Dacia Sandriders, +1min53s
4º Guillaume de Mevius (BEL) / Mathieu Baumel (FRA) – X-Raid Mini John Cooper Works Team, +2min08s
5º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, +7min03s
Top-5 geral após a 2ª especial
1º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Dacia Sandriders, 5h15min19s
2º Guillaume de Mevius (BEL) / Mathieu Baumel (FRA) – X-Raid Mini John Cooper Works Team, +8min22s
3º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +11min18s
4º Guerlain Chicherit (FRA) / Alex Winocq (ESP) – X-Raid Mini John Cooper Works Team, 13min22s
5º Sebastien Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Dacia Sandriders, 14min27s
Programação da prova:
3ª especial – 09/10 – Zagora até Mengoub – 676 km
4ª especial – 10/10 – Mengoub até Mengoub – 373 km
5ª especial – 11/10 – Mengoub até Mengoub – 374 km
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025
Satisfeito com seu ano de estreia, brasileiro da equipe McLaren diz que espera retornar ao Mundial de Endurance em 2025