A última etapa do Mundial de Rally Raid se inicia no próximo domingo, seis de outubro, e terá como sede o Marrocos. O paulista Lucas Moraes vai entrar em ação ao lado do navegador espanhol Armand Monléon com a Toyota Gazoo Racing em busca de um resultado inédito para o Brasil: um pódio no campeonato de pilotos.
A temporada de 2024 de Lucas começou em janeiro com o renomado Rally Dakar, no qual fez história ao conquistar a primeira vitória brasileira em uma especial. Em seguida, participou do Rally de Abu Dhabi, quando enfrentou um momento tenso: após uma falha, um incêndio danificou o carro, resultando em uma desistência precoce.
No entanto, a dupla formada por Lucas e Armand se recuperou no Rally de Portugal, alcançando o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Mundial e conquistando uma vitória em uma das especiais. No Rally Ruta, na Argentina, Lucas voltou a brilhar com mais uma vitória em especial. Até agora, os bons desempenhos o levaram à terceira colocação no campeonato de pilotos, somando 103 pontos.
No Marrocos, a missão de Lucas Moraes será superar o experiente Carlos Sainz. Atualmente, a diferença entre o brasileiro e o espanhol é de apenas três pontos, tornando o desafio ainda maior. Além disso, Yazeed Al Rajhi, segundo colocado, soma 131 tentos. A etapa marroquina oferece 55 pontos e a possibilidade de Lucas assumir a vice-liderança existe. Matematicamente, também é possível que Lucas seja campeão, apesar do cenário mais difícil: ele teria que anotar 54 pontos para superar o catari Nasser Al Attiyah.
Com tantas possibilidades em jogo, o foco de Lucas é conquistar um pódio inédito para o Brasil na classificação geral do Mundial. “Esta é minha primeira participação no Rally do Marrocos. Espero uma prova bastante desafiadora, com um grid incrível e as quatro equipes de fábrica alinhadas com seus melhores times. Será uma competição estratégica, e meu principal objetivo é manter o top-3 no campeonato e trazer esse pódio inédito para o Brasil”, comentou Lucas.
Título de construtores também em jogo - No começo de setembro, Lucas conquistou com a Toyota o tricampeonato do Rally dos Sertões, uma das competições mais prestigiadas do país. Agora, o brasileiro quer o título do Mundial de Rally Raid.
“Vamos para essa última etapa com o objetivo de ganhar o campeonato dos construtores, que seria muito importante para o nosso time”, reforçou Lucas, que disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota.
Lucas é o segundo piloto com um carro Toyota a somar mais pontos no ano. Além disso, ele é o melhor pontuador do time oficial da fabricante japonesa, ajudando significativamente na consolidação da montadora no topo da tabela com 190. A vantagem para a vice-liderança, ocupada pela Nasser Racing by Overdrive, é de 30 pontos.
O Rally do Marrocos, quinta e última etapa do Mundial de Rally Raid, terá seu prólogo no domingo, 6 de outubro, e contará com cinco especiais, que ocorrerão de 7 a 11 de outubro. O percurso começa em Marraquexe e termina em Mengoub, totalizando 2.468 km de competição.
Mundial de Rally Raid
Top-5 antes do Rally de Marrocos
1º - Nasser Al Attiyah (CAT) - Nasser Racing by Overdrive, 156 pontos
2º - Yazeed Al Rajhi (SAU) - Toyota Overdrive, 131 pontos
3º - Lucas Moraes (BRA) - Toyota Gazoo Racing, 103 pontos
4º - Carlos Sainz (ESP) - X-raid MINI JCW Team, 100 pontos
5º - Guerlain Chicherit (FRA) - Overdrive Racing, 69 pontos
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Prova agitada marcou o fim de semana no Rio Grande do Sul
Após Rally dos Sertões, novo desafio acontece no Rio Grande do Sul neste fim de semana
Último dia do difícil Rally do Marrocos decretou resultado inédito para o país no campeonato da FIA
Brasileiro Lucas Moraes tinha nova vitória no horizonte durante 120 dos 375 km da especial desta quarta-feira. Piloto luta por pódio no Mundial no Marrocos