Capa

Sertões termina com pódio na classificação final para a "Família da Poeira"

31.08.2024  |    1.348 visualizações

Equipe formada pelo pai e três filhos comemora resultado diante das dificuldades

A oitava etapa da 32ª edição do Rally dos Sertões, que aconteceu neste sábado (31), entre Goiás e Distrito Federal e encerrou a competição, rendeu para Bruno Varela e Ari Fiuza a terceira colocação no pódio geral da classe UTV. Além disso, a especial final também teve pódio de Rodrigo Varela e Matheus Mazzei, que chegaram no segundo lugar na disputa de hoje. As conquistas fecharam um rally de altos e baixos para a “Família da Poeira”, como é conhecido o time formado pelo pai, o campeão mundial Reinaldo Varela,e os três filhos: Bruno, Rodrigo e Gabriel.
A jornada da Família da Poeira foi marcada por desafios significativos que envolveram desde vitórias definidas por segundos de diferença a problemas técnicos e acidentes. Apesar das situações que tiraram a chance de vitória, a equipe Varela Can-AM Monster Energy considera que o Rally dos Sertões de 2024 teve um saldo positivo.
Rodrigo e Matheus abriram o rally com vitória e, durante as primeiras etapas, brigaram pela ponta da tabela. Porém, um acidente na etapa 4 causou o abandono do Maverick R #102 naquela especial. Mesmo sem chances de vitória geral na prova devido ao acidente, o duo continuou a competir nos outros dias do rally. O resultado veio com mais uma vitória na sexta etapa e o segundo lugar no dia de hoje, que teve 133 km cronometrados e foi vencido pela dupla Zé Hélio e Júlio Cesar Zavatti.
Já Bruno e Ari, que conquistaram uma vitória e outros três top-5 nas especiais, vinham forte para a briga pelo título do Sertões com o Maverick R #110. A dupla chegou na penúltima etapa com alguns segundos de desvantagem e tudo parecia caminhar para uma boa disputa na reta final. Mas o rally é sempre uma competição imprevisível: o carro teve problemas mecânicos e eles perderam vinte minutos em relação aos líderes. Apesar disso, conseguiram o pódio da classificação geral, com o terceiro lugar. Os campeões foram Denísio do Nascimento e Gunnar Dums.
Além de Bruno e Rodrigo, o irmão Gabriel Varela também esteve presente na disputa junto ao navegador Guilherme Holanda. Eles acabaram fechando o primeiro dia da competição com uma batida que danificou o Maverick X3 #121, trazendo problemas para toda a continuidade do rally.
A Família da Poeira também contou com a participação de seu mais experiente e respeitado nome, o pai, Reinaldo Varela. Ao lado de Túlio Taniguchi, o campeão mundial e tricampeão do Rally dos Sertões enfrentou dias de problemas mecânicos com o Maverick R #120, mas conseguiu boas colocações na categoria UTV Over Pro, como o segundo lugar na etapa 6.
Os Varela seguem acelerando no Brasileiro de Rally Raid, que realizará sua próxima etapa no Tocantins, entre os dias 8 e 12 de outubro. Confira abaixo a classificação do Rally dos Sertões:

Top-5 da 8ª especial, de um total de 8, Formosa (GO) até Brasília (DF), 133 km
1º Zé Hélio / Julio Cesar Zavatti - Zé e os Caras, 1h30min41s62
2º Rodrigo Varela / Ari Fiuza - Varela Can-AM Monster Energy, + 23s29
3º Tomas Luza / Flávio França - Cotton Racing, + 40s22
4º Denísio Casarini / Bruno Rezende - Can-AM Factory, + 49s89
5º Francesco Franciosi / Egon Franciosi - Cotton Racing, +

Top-5 da categoria UTV da 32ª edição do Rally dos Sertões
1º Denísio do Nascimento / Gunnar Dums - Bompack Racing, 28h50min06s62
2º Zé Hélio / Julio Cesar Zavatti - Zé e os Caras, + 17min36s38
3º Bruno Varela / Ari Fiuza - Varela Can-AM Monster Energy, + 23min31s55
4º Tomas Luza / Flávio França - Cotton Racing, + 26min58s05
5º Felipe Fraga / Eduardo Bampi - Dango Racing, +29min32s44

Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
21.10.2024

Prova agitada marcou o fim de semana no Rio Grande do Sul

16.10.2024

Após Rally dos Sertões, novo desafio acontece no Rio Grande do Sul neste fim de semana

11.10.2024

Último dia do difícil Rally do Marrocos decretou resultado inédito para o país no campeonato da FIA

09.10.2024

Brasileiro Lucas Moraes tinha nova vitória no horizonte durante 120 dos 375 km da especial desta quarta-feira. Piloto luta por pódio no Mundial no Marrocos