Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio faturaram seu terceiro título do Rally dos Sertões. A dupla do Toyota GR DKR Hilux #323 começou a 32ª edição da competição como favorita e concretizou o tricampeonato com mais um desempenho dominante, vencendo a última especial, neste sábado (31), disputada entre Goiás e Distrito Federal. No total, eles venceram cinco das sete etapas colocadas em jogo desde a largada da prova, no último sábado (24).
Para o dia final da competição, o pelotão deixou a cidade de Formosa, em Goiás, em direção à capital brasileira em um trajeto de 133 km cronometrados. Lucas e Kaíque chegaram ao ponto de largada com 15 minutos de vantagem, prontos para enfrentar uma especial muito rápida, com curvas que facilmente poderiam induzir ao erro.
Mantendo o desempenho que demonstraram durante toda a competição, os até então bicampeões usaram da cautela necessária para evitar incidentes que prejudicassem o trabalho feito até aquele momento. Mas mesmo assim mantiveram um ritmo suficiente para vencer a especial. A dupla completou o trecho em 1h27min53s75, garantindo 24 segundos de vantagem para os vice-líderes, Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs. O terceiro lugar ficou com Marcos Moraes/Fábio Pedroso, com apenas 49 segundos de diferença para Lucas/Kaíque. Marcos é pai de Lucas e também o gestor que transformou a prova em referência mundial.
Entre pai e filho - Já no Super Prime, quando Lucas protagonizou uma disputa emocionante pelo melhor tempo com o pai, Marcos, o duo mostrou que era um dos fortes candidatos ao título. Ao longo das sete especiais disputadas - deveriam ser oito, mas a primeira foi cancelada após a queda de uma ponte -, Lucas e Kaíque andaram sempre no top-3, fator que garantiu a vantagem e maior tranquilidade para a dupla na etapa final.
“Faltando 20 quilômetros para o final, tocou um alarme e o carro perdeu um pouco de potência. Mas, no geral, o carro estava perfeito, então nós apenas o monitoramos até o final. Ser três vezes campeão… é muita emoção! Só posso agradecer”, comentou Lucas Moraes, muito emocionado ao finalizar a competição, que disputou com o apoio de Red Bull, Strava, Repsol, Oakley, Zapalla, Reserva e SpeedMax (PneuStore).
Dividir o pódio com o pai foi um toque especial para essa edição do Sertões, segundo o campeão. “Se estou aqui, competindo e hoje sou piloto oficial da Toyota no Mundial, foi por que ele me inspirou quando eu era pequeno - e tem sido assim desde sempre. Este é um momento muito especial para todos na nossa família”, resumiu.
No quadro geral, Lucas e Kaíque garantiram o tricampeonato com 24h21min50s30, com uma vantagem de 16min06s66 ao tempo marcado pelos vice-campeões Gastaldi/Sachs. No terceiro lugar, Marcos Moraes e o navegador Fábio Pedroso chegaram 29min54s13 atrás dos líderes.
Mais jovem campeão - Moraes e Bentivoglio já haviam conquistado o título em 2019, quando Lucas se tornou o piloto mais jovem da história a se sagrar campeão do Sertões. A dupla repetiu a dose em 2022.
Lucas agora volta a focar no Mundial de Rally Raid, no qual compete com a equipe oficial da Toyota Gazoo Racing e se encontra na terceira posição da classificação geral. A próxima etapa está marcada para outubro, no Marrocos, com início no dia 5 e término dia 11.
Mais fotos da dupla Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio podem ser obtidas neste link. Uso apenas jornalístico.
Top-5 da 8ª especial, de um total de 8, Formosa (GO) até Brasília (DF), 133 km
1º Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio - Toyota Gazoo Racing MEM Motorsport, 1h27min53s75
2º Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs - Baja Tek, + 24s90
3º Marcos Moraes / Fabio Pedroso - MEM Motorsport, + 49s21
4º Flávio Lunardi / Fred Budtikevitz - X-Rally Team/Bulldog Racing, + 1min54s51
5º Guiga Spinelli / Paulo Fiuza - Spinelli Racing, + 1min43s28
Top-5 da categoria Carros da 32ª edição do Rally dos Sertões
1º Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio - Toyota Gazoo Racing MEM Motorsport, 24h21min50s30
2º Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs - Baja Tek, + 16min06s66
3º Marcos Moraes / Fabio Pedroso - MEM Motorsport, + 29min54s13
4º Carlos Ambrosio / Luiz Afonso Poli - Baja Tek, + 56min39s37
5º Luiz Nacif / Erick Rocha - X-Rally Team, + 1h31min08s34
Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Etapa do SARR Series vai passar por quatro províncias do país vizinho em mais de 1.300 km de desafio aos moldes do Dakar
A japonesa Miki Koyama foi a escolhida para acelerar o carro do brasileiro Lucas Di Grassi
Na Espanha, brasileiro acelerou ao lado de todo o grid pela primeira vez como parte da preparação para temporada 2025
Satisfeito com seu ano de estreia, brasileiro da equipe McLaren diz que espera retornar ao Mundial de Endurance em 2025