O que podem querer os praticantes de corrida a pé que gostam de participar de provas de endurance? Fazer inscrição para as competições; comprar tênis, roupas, acessórios e alimentos específicos para atletas; e consumir informações, de calendário de eventos a planilhas de treino.
Foi pensando neles que a Norte Marketing Esportivo, líder brasileira na realização de corridas de rua, criou o Running Land, o mais completo ecossistema focado em atletas profissionais e amadores adeptos da modalidade, inédito no Brasil, com uma plataforma interativa e um aplicativo para celular. A plataforma pode ser acessada no endereço runningland.com.br.
Dados da O2 Lab, braço de pesquisa da Norte, indicam mais de dois milhões de praticantes ativos somente entre os clientes que se inscrevem anualmente nas provas organizadas pela empresa, que também faz competições de ciclismo, natação, triathlon e outras modalidades. A carteira da Norte, com 1,5 milhão de corredores ativos, representa 25% do mercado brasileiro da modalidade.
“No Brasil, até agora os corredores precisavam ir a várias plataformas para resolver suas necessidades. Nós colocamos tudo em apenas um lugar, acessível por computador ou por celular, em uma prática solução omnichannel“, explica Paulo Neves, diretor da Ozone, empresa de tecnologia da Norte responsável pela criação do sistema, que será lançado às 15 horas de 23 de agosto.
Desenvolvido em plataforma SaaS, o sistema Running Land permite que os usuários inscrevam-se nas provas da Norte, assinem o Clube O2 Prime para obter descontos e vantagens, e façam compras na loja online, com 12 mil itens disponíveis, em uma só sessão de navegação no site ou no aplicativo do sistema, além de ter acesso a conteúdo sobre corridas. Modular, a plataforma Running Land é bem versátil e pode ser alterada conforme as necessidades do usuário, prestando-se à criação de marketplaces.
70% do faturamento online – Idealizada em 2019, a plataforma Running Land começou a ser desenvolvida pela Ozone em 2020, em parceria com uma startup de Israel, que, cinco meses após o início do trabalho, desistiu da empreitada por conta de dificuldades geradas pela pandemia de covid-19. Depois de reorganizar o projeto, a Ozone concentrou o trabalho de 12 squads com cerca de 90 profissionais de TI de várias especialidades, incluindo israelenses e indianos, ao longo dos últimos nove meses.
Por meio da plataforma e do aplicativo, a Norte, que investiu R$ 55 milhões no ecossistema todo, planeja obter com online 70% do faturamento de R$ 700 milhões previsto até 2027 com o projeto Running Land, que compreende também uma versão física, a casa Running Land, com inauguração nesta terça-feira, 16.
Braço de marketing – Instalada em uma edificação de cinco pavimentos em frente ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, templo paulistano dos corredores, reúne loja conceito de produtos esportivos, com marcas como Adidas, Mizuno, Nike e Puma; café da Goldko, grife de chocolate sem açúcares; academia funcional Core Training Zone, da Core 360º Pro, formadora de personal trainers; e a Vita Ortopedia e Fisioterapia, clínica do Grupo Fleury com serviços de reabilitação e performance esportivas, medicina e cardiologia do esporte, ortopedida e nutrição.
“A ideia é que a casa funcione como um braço de marketing e nos ajude a conquistar mais clientes online. E que a plataforma na internet nos ajude a aumentar o tíquete médio por cliente, já que os usuários não precisarão ir a outras plataformas para adquirir insumos para as competições, como tênis e vestuário”, explica Felipe Telles, diretor da Norte Marketing Esportivo.
RUNNING LAND (ECOSSISTEMA)
Proprietária: Norte Marketing Esportivo (nortemkt.com)
Investimento: R$ 55 milhões
Conceito: hub de serviços, conteúdo, venda de produtos e clube de relacionamento
Usuários: 2 milhões (já clientes ativos, inclusive de outras modalidades)
Estrutura: ecossistema virtual com experience house física
Acervo: + de 12 mil itens especializados à venda
Faturamento do projeto: R$ 700 milhões em cinco anos (70% no virtual)
Estreia: 23 de agosto
Internet: runningland.com.br
Endereço físico: Em frente ao parque Ibirapuera, diante do Monumento às Bandeiras. Rua Manuel da Nóbrega, 1882/1892 (próximo do final da avenida Brasil e início da República do Líbano)
Área construída: 1.200m²
Atrações permanentes no Ibirapuera: treinos, avaliações, CTZ – Core Training Zone, Vita Ortopedia e Fisioterapia, loja conceito, agenda de eventos da Norte Marketing Esportivo e de outras marcas
Visitações físicas: 1,5 milhão clientes/ano (750 mil em 2022)
NÚMEROS BRASIL
Praticantes no Brasil: 23 milhões
Modalidades: corrida, jogging e caminhada
Corrida de rua: 6 milhões de praticantes ativos
Fatia da Norte: 1,5 milhão de corredores ativos e cadastrados (25% do mercado)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Estela Craveiro
(11) 9 5472 0163 / (13) 9 9644 0628
Equipe Lola anunciou acordo com a Warner Bros Discovery para promover o novo filme "Superman", da DC Studios que estreia hoje. Macacão e carro do brasileiro neste fim de semana têm temática baseada no super-herói
Bruno foi vice-campeão e Gabriel levou o título na classe UT1 em final que amplia a lista de façanhas da "Família da Poeira"
Especial apresentou trechos inéditos que aumentaram o nível de dificuldade no Tocantins
Após corridas com chuva na China e no Japão, cenário em Jacarta gera preocupação com desempenho de alguns itens fundamentais, como a bateria