Capa

Com Di Grassi na pista, F-E estreia "pit stop revolucionário"

13.02.2025  |    1.192 visualizações

Categoria dos carros elétricos introduz neste fim de semana nova tecnologia de recarga rápida

O Campeonato Mundial de Fórmula E fará duas estreias neste final de semana, durante a terceira e quarta etapas, na Arábia Saudita: a categoria competirá pela primeira vez no traçado de Jeddah Corniche e também introduzirá o “pit boost”, um pit stop com tecnologia de ponta para recarga rápida de baterias. Muito aguardado pelo efeito que terá na competição, o sistema vem sendo desenvolvido há anos pelos projetistas da Fórmula E e da FIA, em colaboração com a britânica Fortescue Future Industries – ex-Williams Advanced Engineering, braço tecnológico da equipe de Fórmula 1.
“Ao lado da tração integral (4x4) do novo carro que estreamos no ePrix de São Paulo em dezembro passado, esse pit stop é uma novidade que tem potencial para revolucionar a maneira como são disputadas as corridas”, diz Lucas Di Grassi, da equipe Lola Yamaha Abt, que representará o Brasil na prova.  

Como funcionará o pit stop – “A duração mínima total da parada é de 34 segundos, mas a recarga acontece em 30 segundos. Nesse curto período vamos adicionar dez por cento de potência extra à bateria, elevando a energia disponível ao equivalente a 1.000cv. Essa recarga vai mudar drasticamente o panorama das corridas: a estratégia, quanta energia pode-se consumir nas próximas voltas, como o piloto controlará a bateria e muitos outros parâmetros que pilotos e equipes têm que controlar durante uma corrida”, explicou Di Grassi.
“Nessa prova, eu terei que largar de trás porque nossa equipe teve que trocar o motor do meu carro na etapa anterior, no México. De qualquer forma, os pit stops vão mexer com a disputa de uma forma ainda imprevisível e, no meio disso tudo, mesmo largando de trás, podemos tentar uma estratégia diferente para conquistar alguns pontos importantes”, observou.
O pit boost será empregado apenas na corrida desta sexta-feira, válida pela terceira etapa da temporada. A prova do sábado, quarta etapa, será disputada no esquema tradicional. O pit boost deve ser empregado também em outras etapas da temporada. “A corrida do sábado vai ser no esquema tradicional, que todos já conhecem e é muito emocionante, com várias ultrapassagens e brigas constantes. Nesta prova, vamos brigar por uma boa colocação no grid e depois vamos pra cima em busca de pontos”, diz o brasileiro.
Com transmissão pelo Bandsports, as provas têm largada às 14h05, na sexta-feira e no sábado. Antes, às 9h20 dos dois dias, a categoria realiza os treinos classificatórios para os respectivos grids de largada. Após duas etapas, disputadas no Brasil e no México, o atual líder da pontuação é o português Antonio Felix da Costa, da equipe Porsche, com 37 pontos.

Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
11.03.2025

"É uma honra estar aqui, ao lado do Kaíque", destacou o piloto, referindo-se ao navegador com o qual venceu o Rally dos Sertões em 2019, 2022 e 2024

27.02.2025

Lucas Moraes ficou em segundo por apenas 2min28s na vitória de Nasser Al-Attiyah, maior especialista do mundo em rallies no deserto

26.02.2025

Brasileiro é o único piloto que ficou entre os três primeiros em todos os dias da competição e ocupa a vice-liderança faltando 167km para o encerramento, nesta quinta-feira

25.02.2025

Com problema nos pneus logo no início, brasileiro caiu para 23º e chegou em 3º, mantendo-se na vice-liderança da classificação geral. Prova do Mundial de Rally teve 3º vencedor e 3º líder da pontuação em 3 dias de competição