A Alpine segue na liderança do Campeonato Mundial de Endurance (WEC, na sigla em inglês) após o brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere terminarem as 6 Horas de Spa-Francorchamps na segunda posição. A segunda etapa da temporada, disputada neste sábado (7), foi marcada pela chuva e por acidentes que causaram o acionamento da bandeira vermelha em três oportunidades. A corrida teve ainda uma importância especial por servir de teste para as 24 Horas de Le Mans, próxima etapa do calendário, considerada a prova de resistência mais importante do mundo.
A vitória ficou com o Toyota do argentino José María López, do inglês Mike Conway e do japonês Kamui Kobayashi, que tomaram a ponta da corrida após a primeira rodada de paradas nos boxes, ao superarem a Glickenhaus, terceira colocada entre os Hypercars, e que largou da pole position com o trio formado por Pipo Derani e os franceses Olivier Pla e Romain Dumas. O outro Toyota, este de Sébastien Buemi (França), Ryo Hirakawa (Japão) e Brendon Hartley (Nova Zelândia), abandonou a disputa ainda na segunda hora de corrida.
Após duas etapas, o trio da Alpine segue na liderança com 58 pontos. Além do segundo lugar de hoje, a equipe francesa também conquistou a vitória na etapa de abertura, disputada no mês de março, no circuito americano de Sebring. O segundo lugar na classificação pertence a Glickenhaus, com 39 pontos. O trio do Toyota número 8 aparece em terceiro com 27 pontos, dois a mais em relação ao Toyota numeral 7, que soma 25.
“Foi uma corrida muito difícil por conta da forte chuva e dos acidentes, que fizeram com que tivéssemos apenas a metade do tempo de prova em bandeira verde. Mas seguimos com um ritmo forte para conquistar esta segunda posição, que é importante para a sequência do campeonato”, disse Negrão, logo após o encerramento das 6 Horas de Spa-Francorchamps.
Confira a classificação da prova:
1º - Mike Conway (ING)/Kamui Kobayashi (JAP)/José María López (ARG) - Toyota/Hypercar
2º - André Negrão (BRA)/Nicolas Lapierre (FRA)/Matthieu Vaxiviere (FRA) - Alpine/Hypercar - a 27s473
3º - Sean Gelael (IDN)/Robin Frijns (HOL)/René Rast (ALE) - WRT/LMP2 - a 1min06s185
4º - Rui Andrade (POR)/Ferdinand Habsburg (AUT)/Norman Nato (FRA) - Realteam/LMP2 - a 1min40s676
5º - Roberto González (MEX)/Antonio Félix da Costa (POR)/Will Stevens (ING) - JOTA/LMP2 - a 1min48s571
Contatos
Rodolpho Siqueira / Leonardo Marson
(11) 9 5472 0163
Campeão foi o saudita Yazeed Al Rajhi, em sua 11ª tentativa de conquistar a maratona mais difícil do mundo
Brasileiro chegou a apenas 18 segundos do vencedor na 10ª etapa. Faltam dois dias para o encerramento
Piloto repete feito do ano passado, quando tornou-se o primeiro competidor do país a conquistar uma especial no mais difícil rally do mundo
No dia mais difícil para os brasileiros, navegador Cadu Sachs chega em 7º na categoria Challenger e mantém vice-liderança naquele grupo