Capa

Irmãos Rodrigo e Gabriel Varela são desclassificados. Equipe contesta decisão

21.08.2021  |    775 visualizações

Bastante empregada nos rallies, estratégia de auxílio a parceiro de equipe foi motivo da punição

A sexta-feira foi marcada pela desclassificação da dupla líder do Rally dos Sertões, Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro, além da dupla Bruno Varela/Filipe Bianchini. A alegação para a punição, veementemente refutada pela equipe Varela Monster Energy Can-Am, é a de que a dupla Gabriel/Bianchini teria se intrometido entre os líderes e assim estaria atrapalhando a uma das duplas concorrentes.
“Gostaríamos de deixar claro que respeitamos tanto a Confederação Brasileira de Motociclismo, responsável pela aplicação das regras na categoria UTV, quanto cada um de nossos competidores – grande parte dos quais são nossos amigos de muitos anos, incluindo alguns dos envolvidos”, disse Gabriel Varela.
“Mas o motivo da desclassificação foi a adoção de uma estratégia comum de um piloto andar atrás do outro para poder ajudá-lo em caso de dificuldade mecânica. O Rodrigo já estava com problema mecânico e acompanha-lo para garantir um socorro rápido foi a solução que tínhamos no momento, tanto que depois da especial ele teve que ser rebocado. No ano passado o Rodrigo andou em 1º lugar em 6 dias e perdeu a prova por falta de um apoio maior, como o tentado hoje por nós. Na atual edição, o cenário era o mesmo, com o Rodrigo liderando a corrida. Por isso, decidi que o auxiliaria em caso de problemas”, completou Gabriel Varela.
Dessa forma, a dupla Gabriel/Bianchini deveria acompanhar de perto a dupla Rodrigo/Palmeiro.

Falha em equipamento - “O problema que aconteceu é que os carros possuem um equipamento de segurança para ultrapassagem durante o rally. E este equipamento não funcionou no carro de um competidor e por isso houve uma confusão. Caso contrário, nada disso estaria acontecendo. A intenção nunca foi a de prejudicar ninguém. O fato é que não teríamos como auxiliar nossos colegas de equipe se não estivéssemos em uma posição como aquela, que é bastante praticada nos rallies”, completou Gabriel Varela.
A equipe Varela já venceu o Sertões diversas vezes, tanto na classificação geral quanto por categorias, sem nunca sofrer contestações dessa natureza. A equipe possui uma longa tradição, com atuações bem sucedidas nacional e internacionalmente durante décadas.  
Com a desclassificação das duas duplas, o resultado da especial de hoje tem a vitória de Aristides Mafra/Breno Rezende e a liderança na classificação geral passa a ser de Denísio Casarini/Ivo Mayer. A equipe Varela Monster Energy Can-Am continuará na prova com a dupla Reinaldo Varela/Gunnar Dums.

Contatos
Rodolpho Siqueira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
18.05.2024

Equipe Varela Can-Am fecha último dia do rally com aproveitamento excelente

17.05.2024

Ao lado de Ari Fiuza, piloto da Varela Can-AM triunfou no segundo dia de Rally Minas Brasil; dia foi satisfatório para a equipe

16.05.2024

Piloto da Varela Can-Am largou na frente e liderou três das quatro parciais da etapa que abriu o Rally Minas Brasil

15.05.2024

Após prólogo, integrantes mais novos da família Varela lideram categoria UTV, enquanto Reinaldo conquista melhor tempo da classe Over Pro